Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2021-01-18

MOÇAMBOLA2021: Entrada em falso do campeão e estreantes felizes

Foi com derrota, no Chiveve, que o Costa do Sol iniciou a defesa do título de campeão nacional de futebol. Diante do Ferroviário da Beira. A jornada primeira da prova iniciou com uma goleada imposta pelo ENH de Vilankulo ao Ferroviário de Nacala.

MOÇAMBOLA2021: Entrada em falso do campeão e estreantes felizes

Golos não faltaram para marcar o arranque da edição do ano 2021 do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola do povo. Em sete encontros, foram anotados um total 17 tentos, tendo em um só sido registado o nulo.

No encontro de cartaz da ronda um, o campeão nacional em título vergou diante do Ferroviário de Beira, no Caldeirão do Chiveve, recinto no qual perdeu por 3 a 1. O primeiro tento foi marcado pelos donos da casa, à passagem do oitavo minuto do jogo, por intermédio de Shelton.

Cinco minutos mais tarde, Dayo dilatou o marcador, tendo o terceiro sido apontado por Di Maria para encerrar as contas da primeira parte.

No reatamento, o conjunto canarinho entrou disposto a mudar o rumo dos acontecimentos. Conseguiu equilibrar a partida e até chegou ao golo que reduziu a diferença, no minuto 62, por Telinho.

Na perspectiva de golos, este encontro foi, de resto, a continuação do sucedido no sábado, 16 de Janeiro, no jogo de abertura da prova. No campo do Alto Makhassa, o ENH de Vilankulo fez a festa à custa do Ferroviário de Nacala.

Volvidos nove minutos do jogo, Jorge abriu a contagem na cobrança de um livre directo. Aos 25 e 31, ainda da etapa inicial, Milton bisou, para o 3 a 0, resultado com o qual foi-se ao intervalo. Oito minutos depois da hora do jogo, Kikito transformou uma grande penalidade em golo tendo, a doze dos noventa, Shelton, do Ferroviário de Nacala, anotado o golo de honra, encerrando as contas da partida em 4 a 1 a favor da equipa orientada por Victor Mayamba.

ABB e Ferroviário de Lichinga com estreias de sonho

As formações da Blackbulls, do Ferroviário de Lichinga e do Matchedje de Mocuba tiveram estreias de sonho naquela que é a sua primeira aparição no Campeonato Nacional de Futebol. Graças aos golos de Ejaita e Melke, a formação de Hélder Duarte derrotou o Ferroviário de Nampula, em pleno Santuário de 25 de Junho, pelo resultado de 2 a 1.

Na Matola C, o Ferroviário de Lichinga ainda entrou a perder diante da Liga Desportiva de Maputo, com golo madrugador de Eládio aos quatro minutos. No entanto conseguiu dar a volta no marcador a um minuto dos 90: Luisinho marcou aos 62 e Nico completou o 2 a 1.

Ainda na província de Maputo, o Incomati de Xinavane bateu o Textafrica pelo categórico 3 a 0. Obed, Dudu e Hélder foram os marcadores em serviço.

Quadro completo de resultados

ENH de Vilankulo 4 - 1 Ferroviário de Nacala

Ferroviário de Maputo 0 - 0 UD de Songo

Ferroviário da Beira 3 - 1 Costa do Sol

Liga Desportiva 1 - 2 Ferroviário de Lichinga

Incomáti de Xinavane 3 - 0 Textáfrica de Chimoio

Matchedje de Mocuba 2 - 2 Desportivo de Maputo

Ferroviário de Nampula 1 - 2 Black Bulls