De acordo com Ananias Couana, a LMF já trabalha com o propósito de viabilizar a próxima edição do Moçambola que, tal como deixou antever, poderá sofrer algumas alterações no que diz respeito ao figurino.
“Face à situação económica e financeira do País, o modelo competitivo do Moçambola, que julgamos ser o melhor ou aquele que encaixa a nível internacional, deverá ser alterado caso não surjam mudanças”, avançou Ananias Couana.
Detalhando, o presidente da LMF assumiu que “estamos a pensar num figurino que cabe, ou seja, que pode ser coberto, por exemplo, com a disponibilidade financeira que tivemos este ano”. Aliás, Ananias Couana assumiu que “esta é uma das recomendações do Governo, no sentido de se ter um modelo competitivo menos dispendioso, sustentável a todos o níveis, mas sem perder de vista a competitividade”.
“A LMF já começou a trabalhar com alguns experts que podem trazer experiências de outros países para adequar à nossa realidade”, disse ainda, em entrevista ao referido semanário.
Questionado se a LMF já dispunha de modelos competitivos, Ananias Couana referenciou que os mesmos já existem, havendo, todavia, necessidade de os mesmos serem alinhados aos compromissos e/ou garantias financeiras dos patrocinadores.
“Por isso, como primeiro passo, reunimos com patrocinadores e apresentamos a proposta para saber se, mesmo alterando o figurino, podíamos continuar a contar com eles. Felizmente disseram-nos que, independentemente do modelo, estarão sempre connosco”, afiançou.
No tocante aos prazos para a divulgação, apresentação e preparação dos clubes em função do novo modelo competitivo, Ananias Couana explicou, sempre em entrevista ao Desafio, que o seu organismo agendou, para os próximos dias, um encontro com os clubes.
“Não se trata de nenhuma assembleia-geral, mas sim de uma reunião, a nível de tutela que é a Federação Moçambicana de Futebol, que culminará com a apresentação dos documentos finai ao Governo, o que será antecedido de uma assembleia-geral do nosso organismo para se aprovar a melhor das propostas”.
Por fim, Ananias Couana revelou que o novo modelo competitivo será apresentado dentro de dois meses, deixando a certeza de que “os clubes vão de férias, este ano, a conhecerem o modelo competitivo para a temporada do ano 2019”.
Noticia por Atanásio Zandamela @ www.desafio.co.mz