Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2019-08-10

Líder recebe o Ferroviário de Nampula e clássico entre locomotivas e tricolores abre a 15ª Jornada

Cai neste fim-de-semana o pano da primeira volta do Moçambola. Na 15ª jornada, o Costa do Sol, actual líder, vai medir forças com o Ferroviário de Nampula. Na Matola C, haverá um dérbi entre o Desportivo de Maputo e da Liga Desportiva de Maputo.

Depois de duas jornadas a jogar fora de portas, na 15ª, os canarinhos regressam ao seu reduto. Nesta ronda, o primeiro classificado ao cabo de 14 jornadas terá pela frente a formação do Ferroviário de Nampula que luta para sair da zona de despromoção. O Costa do Sol, formação que abdicou das Afrotaças para lutar pelo título da fina-flor do futebol nacional, quer vencer para consolidar o primeiro lugar.

Na Cidade da Beira, ou seja, no Caldeirão do Chiveve, haverá um confronto entre dois emblemas locomotivas. O Ferroviário da Beira vai medir forças com o seu homónimo de Nacala. A equipa de Lucas Barrarijo pretende regressar ao triunfo depois de ter sido derrotado e desalojado da liderança pela Liga Desportiva de Maputo.

O desporto é, sem sombras de dúvidas, uma escola de amizade. E a Liga Desportiva de Maputo fez valer o seu lema. A formação orientada por Nilton Terroso fez questão de ceder o seu campo sem custos para o Desportivo de Maputo. Na última jornada da primeira volta a Liga vai jogar no seu campo mas na condição de visitante.

No Canavial, o Incomáti pretende regressar ao caminho das vitórias, mas terá de superar a sensacional formação do Textáfrica de Chimoio que na última ronda derrotou o bicampeão nacional.

Por seu turno, o Ferroviário de Maputo, um crónico candidato ao título que está longe dos lugares cimeiros, recebe, no mítico Estádio da Machava, o Maxaquene naquele que será o último clássico da primeira volta. Se, por um lado, os locomotivas são obrigados a vencer para não perderem de vista o comboio da luta pelo título. Por outro, os pupilos de Amide querem conquistar os três pontos para dar um safanão a crise e resultados e fugir da zona de despromoção. O duelo entre a equipa de Daúde e Razaque e tricolores vai dar o pontapé de saída da 15ª jornada.

Em Nacala, no Campo da Bela Vista, o Desportivo local vai medir forças com Têxtil de Púnguè, enquanto em Vilankulo o ENH terá como oponente a formação do Baia de Pemba, agora treinado por João Chissano.

Devido a participação do bicampeão nacional, União Desportiva de Songo, nas Afrotaças a 15ª Jornada só ficará completa na proxima quarta-feira (14).

Quadro de jogos da 15ª jornada

Sábado (10 de Agosto)

Ferroviário de Maputo X Maxaquene

Domingo (11 de Agosto)

Costa do Sol X Ferroviário de Nampula

ENH de Vilankulo X Baia de Pemba

Desporto de Maputo X Liga Desportiva de Maputo

Incomáti de Xinavane X Textáfrica

Ferroviário da Beira X Ferroviário de Nacala

Desportivo de Nacala X Têxtil de Púnguè

Quarta-feira (14 de Agosto)

União Desportiva do Songo X Clube de Chibuto

Consulte aqui a Tabela Classificativa e os Líderes do campenato. ■