Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2021-02-19

Governo autoriza seis clubes a regressar aos treinos

Na terça-feira, 16 de Fevereiro, o Conselho de Ministros anunciou que só regressam aos treinos as equipas que apresentarem uma taxa de positividade abaixo dos 10% nos testes de despiste para o novo coronavírus, realizados entre 11 e 13 de Fevereiro.

Governo autoriza seis clubes a regressar aos treinos

De acordo com uma nota da Secretaria de Estado do Desporto, através da Direcção Nacional do Desporto de Rendimento, apenas seis clubes conseguiram reunir os requisitos necessários para regressar aos treinos no próximo dia 19 do mês em curso, ou seja, tiveram uma taxa de positividade abaixo dos 10%.

Dos 14 clubes, o Desportivo de Maputo foi a formação com apenas um caso positivo num universo de 43 elementos atestados, tendo dito uma positividade de 2%. O campeão nacional, Costa do Sol, teve igualmente um caso positivo em 36 amostras, mas teve uma taxa de positividade de 3%.

Por sua o Textáfrica, por sinal o clube com maior número (55) de elementos testados, com um caso positivo, teve uma percentagem de 2%. Na Liga Desportiva de Maputo foram recolhidas 50 amostras e quatro pessoas testaram positivo, o que corresponde a taxa de positividade de 4%.

Se por um lado, Incomáti de Xinavane teve a taxa de positividade (6%) mais alta dos 14 clubes, visto que teve dois casos num total de 31 pessoas testadas, por outro, o Matchedje de Mocuba, com dois elementos que testaram positivos, teve uma taxa 5%.

Importa referir que os clubes que ultrapassaram a taxa de positividade exigida para regressar aos treinos continuarão em confinamento enquanto aguardam por uma nova ronda de testes que será realizada no dia 26 do mês em curso.