Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2018-12-26

Em 2019: Cultura e Futebol ligados no Moçambola

A Liga Moçambicana de Futebol e a Companhia de Teatro Gungu rubricaram, recentemente, um acordo de parceria que tem por objectivo entreter os artistas do futebol moçambicano, ao longo da próxima edição do Moçambola.

Em 2019: Cultura e Futebol ligados no Moçambola

Com efeito, até um máximo de 60 atletas de diferentes clubes do Moçambola2019 vão poder assistir, por semana, às sempre animadas peças teatrais da Companhia Gungu, que decorrem no Cine Teatro Gilberto Mendes, na cidade de Maputo.

Além de teatro, o acordo rubricado prevê a participação dos artistas da bola em outras actividades culturais desenvolvidas por esta companhia, incluindo a participação em programas televisivos da Gungu TV.

Intervindo momentos depois de rubricar o acordo, o presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana, referiu que é uma honra para a instituição que dirige poder contar com a Companhia de Teatro Gungu para a motivação de atletas.

Esta parceria abraça a componente social do Moçambola, sendo que, através da qual, os nossos atletas terão a oportunidade de assistirem às peças teatrais e participarem activamente em outras actividades culturais que a Gungu irá oferecer”, disse Ananias Couana, presidente da LMF.

"Unir a cultura e o desporto", Gilberto Mendes

Para o director-geral da Companhia de Teatro Gungu, Gilberto Mendes, mais do que entreter os atletas do Moçambola, este acordo tem como objectivo primário unir a cultura e o desporto, visando sempre motivar os artistas da bola.

Sabemos que durante os estágios, os atletas dos clubes do Moçambola ficam muito tempo isolados, pelo que nada é melhor do que os brindar com um pouco de cultura relaxante, por forma a prepararem-se melhor para os jogos”, referiu Gilberto Mendes.

Adiante, Mendes, que acredita que os atletas melhorarão a sua disposição e, por via disso, a sua prestação nos jogos, clarificou que o acordo não se circunscreve apenas na componente teatral, “mas também na participação, destes, nos programas televisivos da Gungu e em outras actividades culturais por nós desenvolvidas”.

Para todos os efeitos, Gilberto Mendes explicou que a Companhia de Teatro Gungu já vinha desenvolvendo este tipo de actividades com alguns clubes, bem como com a selecção nacional de futebol, “pelo achamos que deveríamos desenvolver esta actividade de uma forma ampla e intensiva, abrindo espaço para a época toda do Moçambola”.

Importa referir que este acordo é válido para a próxima edição do Campeonato Nacional de Futebol, sendo no entanto renovável para a época subsequente.