Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2019-08-08

Costa do Sol vence no Chiveve e assalta a liderança do Moçambola

Na 14ª, e penúltima jornada da primeira volta, os canarinhos venceram e aproveitaram os desaires do Ferroviário da Beira e da União Desportiva do Songo para se fixarem no topo. O Desportivo de Maputo agigantou-se no dérbi entre eternos rivais e vizinhos.

No Caldeirão do Chiveve, a equipa de Horácio Gonçalves não enfrentou grandes dificuldades pada somar os três pontos. Eva Nga, o suspeito de costume e líder dos melhores marcadores, apontou os dois golos com que o Costa do Sol bateu o Têxtil de Púnguè (0x2).

Para assumir a liderança os canarinhos precisaram da preciosa ajuda da Liga Desportiva de Maputo. Nilton Terroso e os seus pupilos tem feito do seu campo uma fortaleza. Que o diga o Ferroviário da Beira que foi para Matola C líder e saiu de lá na terceira posição. Mabote estreou-se a marcar e logo com dois golos, todos na etapa inicial, e a Liga superou os locomotivas de Chiveve (2x0).

Na Soalpo, o bicampeão voltou a ceder pontos. Comandado pelo capitão Magaba e graças a um tento solitário de Dário, o Textáfrica de Chimoio derrotou a União Desportiva de Songo (1x0).

Disputadas 14 jornadas, dois pontos separam o primeiro do quarto lugar. O Costa do Sol soma 25 pontos mais um que o Ferroviário da Beira e o Textáfrica que seguem na segunda e terceira posições, respectivamente. A UDS, por sua vez, encontra-se no quarto lugar com 23 pontos.

Desportivo agigantou-se no dérbi e complica as contas dos tricolores e Baia surpreende Ferroviário de Maputo

No regresso do dérbi entre dois eternos vizinhos e rivais foi a massa alvinegra quem fez a festa num dos jogos que abriram a ronda 14. Rodrigo e Hammed marcaram os golos que deram mote ao triunfo do Desportivo de Maputo sobre o Maxaquene (0x2) que continua na zona de despromoção.

Na trincheira dos guerreiros, Abdul Omar e seus pupilos continuam a exibir a sua pujança na condição de visitados. Nesta jornada, O Clube de Chibuto derrotou Desportivo de Nacala (2x0). Heldinho e Tchitcho apontaram os golos do único representante para província de Gaza na presente edição da final-flor do futebol nacional.

Por sua vez, o estreante Baia de Pemba acabou com estado de graça de Daúde Razaque. Depois da UDS, o conjunto de Cabo Delgado voltou a surpreender um candidato ao título. Na penúltima jornada da primeira volta a vítima foi o Ferroviário de Maputo (1x0).

Em Nacala, um golo solitário de Elias foi suficiente para o Ferroviário de Nacala conquistar os três pontos frente ao Incomáti de Xinavane, enquanto o Ferroviário de Nampula não foi além de uma igualdade a uma bola frente ao ENH de Vilankulo (1x1). Parkim ainda adiantou a turma de Inhambane, mas Hélder ainda foi a tempo de igualar o marcador.

Quadro de Resultados da 14ª jornada

Maxaquene 0 x 2 Desportivo de Maputo

Baia de Pemba 1 x 0 Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Nampula 1 x 1 ENH

Textáfrica de Chimoio 1 x 0 UDS

Têxtil de Púnguè 0 x 2 Costa do Sol

Liga Desportiva 2 x 0 Ferroviário da Beira

Ferroviário de Nacala 1 x 0 Incomáti Xinavane

Clube de Chibuto 2 x 0 Desportivo de Nacala

Consulte aqui a Tabela Classificativa e os Líderes do campenato. ■