Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2019-08-18

Costa do Sol vence em Pemba e cimenta a liderança

O Costa do Sol é cada vez mais líder. Na 16ª jornada, os canarinhos arrancaram um triunfo a ferro e fogo contra o Baia de Pemba e beneficiaram do empate do Ferroviário da Beira. O Ferroviário de Maputo venceu tal como Ferroviário de Nampula.

No Estádio Municipal de Pemba, o Costa do Sol entrou praticamente ao ataque e aos cincos minutos inaugurou o marcador por intermédio de Johane. Volvidos sete minutos, Eva Nga, o suspeito de costume, dilatou vantagem da formação de Horácio Gonçalves.

Em desvantagem, o Baia de Pemba viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo. E depois de várias tentativas, Valter, na cobrança de uma grande penalidade, reduziu para o único representante da província de Cabo Delgado.

Quando tudo indicava que o Costa do Sol iria para o intervalo a vencer pela marca de 2 a 1, Valter aproveitou um erro crasso da defensiva canarinha para restabelecer a igualdade. Na etapa complementar houve mais Costa do Sol que Baia de Pemba. O golo que selou o triunfo do campeão do inverno foi apontado por Nené aos 71 minutos.

Na cidade da Beira, ou seja, no Caldeirão do Chiveve, o Ferroviário da Beira e o Incomáti de Xinavane não foram além de uma igualdade sem abertura de contagem (0x0) numa partida em que a armada locomotiva não conseguiu desfeitear Milagre. Aliás, o guarda-redes dos açucareiros, que defendeu um penálti de Maninho, foi considerado o homem do jogo.

A União Desportiva de Songo continua firme na perseguição ao líder. Nesta ronda, os pupilos de Nacir Armando receberam e derrotaram o Têxtil de Púnguè pela marca de 2 x 0. Telinho e Lau King, ainda na primeira parte, selaram o triunfo do bicampeão nacional.

Volvidas 16 jornadas, o Costa do Sol, com 31 pontos, aumentou de um para três a vantagem sobre o segundo classificado Ferroviário da Beira. A União Desportiva de Songo, por sua vez, segue no terceiro e último lugar do pódio com 28 pontos.

Ferroviário goleia Liga Desportiva e Akil Marcelino alcança primeiro triunfo ao serviço dos locomotivas de Nampula

Naquele que era o prato forte da primeira jornada da segunda volta, com nota artística, o Ferroviário de Maputo goleou a Liga Desportiva (3x0). Os golos que deram mote a goleada da equipa comandada por Daúde Razaque foram marcados por Kito (2) e Manucho.

Na trincheira dos guerreiros prevaleceu a velha máxima "em casa mandamos nós". O Clube de Chibuto voltou a provar que é uma das equipas que consegue bons resultados na condição de visitado. A equipa de Abdul Omar soube, mais uma vez, explorar as zonas positivas e Heldinho, o marcador de serviço do único representante da província de Gaza, marcou o golo que carimbou o triunfo da formação de Chibuto.

Devido a indisponibilidade do Estádio Nacional do Zimpeto, o Desportivo de Maputo, ta como aconteceu na jornada anterior, foi obrigado a utilizar um campo alternativo. Os alvinegros escolheram o campo do Costa do Sol, mas quem saiu feliz do ninho do canário foi Sérgio Faife Matsolo e o seu Ferroviário de Nacala. Ndazione, a passagem do minuto 21, apontou o tento que deu os três pontos a formação locomotiva.

Diz o adagio popular que " à terceira foi de vez", mas para Akil Marcelino foi a quarta é que foi de vez. Ao cabo de quatro jogos no comando técnico da locomotiva da chamada capital da zona norte, a dupla Akil e Amisse Barros alcançou o seu primeiro triunfo e a vítima foi a formação o Desportivo de Nacala que, em plena Bela Vista, foi derrotada por 3x0.

No reencontro entre Antoninho Muchanga e o Maxaquene, formação que orientava antes de abraçar o projecto do ENH, houve um empate sem abertura de contagem.

Quadro de resultados da 16ª jornada

Ferroviário de Maputo 3 x 0 Liga Desportiva de Maputo

ENH 0 x 0 Maxaquene

Baia de Pemba 2 x 3 Costa do Sol

Desportivo de Maputo 0 x 1 Ferroviário de Nacala

Ferroviário da Beira 0 x 0 Incomáti de Xinavane

Clube de Chibuto 1 x 0 Textáfrica de Chimoio

Desportivo de Nacala 0 x 3 Ferroviário de Nacala

UDS 2 x 0Têxtil de Púnguè

Consulte aqui a Tabela Classificativa e os Líderes do campenato. ■