Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2019-10-28

Costa do Sol ganha na Soalpo e cimenta a liderança

Os canarinhos continuam de pedra e cal na liderança do Moçambola. Na 25ª jornada, a equipa de Horácio Gonçalves venceu no reduto do Textáfrica e aumentou, ainda que de forma provisória, de três para seis pontos a vantagem sobe o segundo classificado.

Um golo solitário de Isac, à passagem do minuto 29, foi suficiente para o Costa do Sol somar mais três pontos e continuar firme no objectivo de regressar aos títulos no que ao Moçambola diz respeito.

Na Soalpo, o Textáfrica fez de tudo para travar a saga vitoriosa do líder, mas como os canarinhos andam com a “estrelinha de campeão”, conseguiram um triunfo num campo difícil para quem joga na condição de visitante.

Quem atrasou-se na corrida pelos lugares cimeiros é o Ferroviário da Beira. No dérbi do Chiveve, os locomotivas foram derrotados pelo Têxtil de Púnguè (0 x 1). Se por um lado, o golo de Tico, aos 59 minutos, garantiu a vitória da equipa de Carlos Manuel, por outro, quebrou a invencibilidade caseira do conjunto de Lucas Barrarijo.

Quando faltam cinco jornadas para o término do Moçambola, o Costa do Sol, com mais dois jogos e seis pontos de vantagem em relação ao segundo classificado UDS, lidera a principal prova do futebol nacional com 54 pontos. Apesar do desaire, O Ferroviário da Beira segue, provisoriamente, isolado no terceiro lugar com 39 pontos.

Liga afunda o Maxaquene e alvinegros regressam aos triunfos

A cada jornada que passa várias equipas testam a sua capacidade de sobrevivência na fina – flor do futebol nacional. Na 25ª ronda, a Liga Desportiva de Maputo e o Desportivo, ambos de Maputo, deram um grande passo em relação aos seus rivais na luta pela manutenção.

Na partida que deu o pontapé de saída da disputa da 25ª jornada, o Desportivo de Maputo recebeu e derrotou o clube de Chibuto pela marca de 2 a 0. Dinis e Gregório marcaram os golos que selaram o triunfo alvinegro no regresso de Dário Monteiro ao comando técnico daquele histórico clube do futebol nacional.

Por sua vez, a Liga Desportiva de Maputo fez a questão de agravar a crise de resultados do Maxaquene. A formação de Alcides Chambal bateu os tricolores pelo resultado de 3 a 2. Raul (2) e Gerson foram os goleadores da equipa anfitriã, enquanto Jorge e Mutong fizeram os golos da equipa de Amide.

Ainda na ronda 25, o ENH de Vilankulo deu a volta no marcador e superou o Desportivo de Nacala por 2 a 1. No duelo entre aflitos, o Incomáti de Xinavane e Ferroviário de Nampula não foram além de uma igualdade sem abertura de contagem, enquanto o Ferroviário de Nacala derrotou o Baia de Pemba pela margem mínima.

Quadro de resultados da 25ª jornada

Desportivo de Maputo 2 x 0 Clube de Chibuto

Liga Desportiva 3 x 2 Maxaquene

ENH de Vilankulo 2 x 1 Desportivo de Nacala

Textáfrica 0 x 1 Costa do Sol

Ferroviário da Beira 0 x 1 Têxtil de Púnguè

Incomáti de Xinavane 0 x 0 Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Nacala 1 x 0 Baía de Pemba

Adiado

Ferroviário de Maputo x União Desportiva do Songo

Consulte aqui a Tabela Classificativa e os Líderes do campenato. ■