Este facto foi tornado público pelo Governo através do Conselho de Ministros que realizou, nesta terça – feira, 16 de Fevereiro, na Cidade de Maputo, a 5.ª Sessão Ordinária.
A Liga Moçambicana, a Federação Moçambicana de Futebol e Secretaria do Estado de Desporto uniram as forças para garantir um Moçambola seguro a nível e os resultados estão a vista.
No entanto, entre os dias 11 e 12 do mês em curso, os 14 clubes do Moçambola foram submetidos aos testes de despiste de covid-19. Os resultados já são conhecidos, tendo se registado uma taxa de positividade na ordem dos 12.3%, por sinal acima da média nacional que situa-se nos 10%.
Apesar de ter dado luz verde para o regresso aos treinos, por sinal o primeiro passo para o reatamento do Campeonato Nacional de Futebol, o Governo mostrou-se preocupado com a curva ascendente das infecções e de óbitos.
O Governo não tornou público os nomes das equipas que tiveram a taxa de positividade abaixo do 10%, mas adiantou que haverá, no dia 26 do mês em curso, uma nova ronda de testes de despiste ao novo coronavírus de modo a se medir novamente a taxa da positividade.
De lembrar que o Moçambola foi, no dia 08 de Fevereiro corrente, por decisão do Presidente da República, suspenso por 30 dias, devido ao aumento de número de casos de covid-19 no país.