Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2021-02-18

Clubes autorizados a regressar aos treinos

Os clubes do Moçambola com menos de 10% de atletas que testaram positivo ao novo coronavírus estão autorizados a regressar aos treinos.

Clubes autorizados a regressar aos treinos

Este facto foi tornado público pelo Governo através do Conselho de Ministros que realizou, nesta terça – feira, 16 de Fevereiro, na Cidade de Maputo, a 5.ª Sessão Ordinária.

A Liga Moçambicana, a Federação Moçambicana de Futebol e Secretaria do Estado de Desporto uniram as forças para garantir um Moçambola seguro a nível e os resultados estão a vista.

No entanto, entre os dias 11 e 12 do mês em curso, os 14 clubes do Moçambola foram submetidos aos testes de despiste de covid-19. Os resultados já são conhecidos, tendo se registado uma taxa de positividade na ordem dos 12.3%, por sinal acima da média nacional que situa-se nos 10%.

Apesar de ter dado luz verde para o regresso aos treinos, por sinal o primeiro passo para o reatamento do Campeonato Nacional de Futebol, o Governo mostrou-se preocupado com a curva ascendente das infecções e de óbitos.

O Governo não tornou público os nomes das equipas que tiveram a taxa de positividade abaixo do 10%, mas adiantou que haverá, no dia 26 do mês em curso, uma nova ronda de testes de despiste ao novo coronavírus de modo a se medir novamente a taxa da positividade.

De lembrar que o Moçambola foi, no dia 08 de Fevereiro corrente, por decisão do Presidente da República, suspenso por 30 dias, devido ao aumento de número de casos de covid-19 no país.