Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2018-12-18

CD da FMF delibera: Desportivo de Maputo no Moçambola-2019

Por decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), o Desportivo de Maputo é o vencedor do Campeonato de Divisão de Honra, a nível da zona Sul do País. O clube da ventoinha vai por isso disputar o Moçambola do próximo ano

CD da FMF delibera: Desportivo de Maputo no Moçambola-2019

O Conselho de Disciplina, órgão competente da Federação Moçambicana de Futebol, acolheu favoravelmente a denúncia feita pelo Grupo Desportivo de Maputo sobre a utilização irregular, por parte da Associação Desportiva de Macuacua, do atleta Samuel Siaw.

De acordo com as alegações, Samuel Siaw, de naturalidade ganesa, foi inscrito ilicitamente como moçambicano, tendo sido provado, através da Direcção Nacional de Identificação Civil, instituição do Estado, que o referido atleta adquiriu o Bilhete de Identidade nacional de forma fraudulenta.

Por via disso, o CD da FMF reunido em sessão extraordinária, a 14 de Dezembro último, analisou o caso e deliberou a favor da denúncia feita pelo Desportivo de Maputo, retirando os 27 pontos conquistados pelo Macuacua nos 9 jogos em que utilizou irregularmente o atleta.

Ademais da pena de derrota nos 9 jogos, aquele órgão competente da FMF decidiu fixar uma multa de 150 mil meticais a ser paga pela equipa prevaricadora.

“Tratando-se de matéria de falsificação de documentos previsto e punido no ordenamento jurídico moçambicano, serão extraídas cópias do processo e enviadas à Procuradoria-Geral da República para efeitos processuais subsequentes”, lê-se ainda na deliberação.

Em conformidade, o Desportivo de Maputo é por esta via consagrado vencedor do Campeonato de Divisão de Honra, ganhando o direito de participar no Moçambola do próximo ano.