Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2021-05-19

Black Bulls soma e segue: goleou o Desportivo e segue firme na liderança

Continua o conto de fadas da Associação Black Bulls na sua primeira aparição no Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola.

Black Bulls soma e segue: goleou o Desportivo e segue firme na liderança

Em desafio da sexta jornada, e com mais exibição de gala, os Touros derrotaram o Desportivo de Maputo pelos esclarecedores 3 a 0.

Jogando na condição de anfitrião, a Black Bulls tomou as rédeas da partida e com naturalidade chegaria ao golo à passagem do minuto 15. Isolado por Hammed, Victor fez o primeiro para a formação de Hélder Duarte.

Mesmo em vantagem, ou Touros não tiravam o pé do acelerador e aos 20 minutos fizeram o segundo golo. Na cobrança de uma grande penalidade, Hammed rematou para o fundo das malhas da baliza defendida por Victor. Com o 2 a 0, as duas equipas foram para o intervalo.

Na segunda parte, com intuito de mudar o rumo dos acontecimentos, Satar Salvado fez algumas mexidas no seu xadrez, contudo, era a ABB que continuava a mandar no jogo.

Aos 33 minutos da segunda parte, ou seja, aos 78 minutos, a equipa de Hélder Duarte chegou ao terceiro golo. A defensiva alvinegra ficou à espera de um pretenso fora de jogo e Fidel galgou terreno para fixar o resultado final em 3 a 0.

Firme na perseguição ao líder continua a formação do Ferroviário de Beira. Nesta ronda, os Locomotivas de Chiveve bateram a ENH de Vilankulo pela marca de 3 a 1.

Mexer, à passagem do minuto 20, abriu o marcador para o conjunto de Inhambane, mas na segunda parte a equipa de Akil Marcelino conseguiu dar a volta no marcador. No segundo minuto da etapa complementar, Maré restabeleceu a igualdade e volvidos 26 minutos, Mafaite colocou o Ferroviário na liderança do marcador.

Quando tudo indicava que a partida terminaria com a vantagem tangencial dos donos da casa, aos 89 minutos, na cobrança de uma grande penalidade, Dayo fez o sexto golo na presente edição da prova máxima do futebol nacional.

Ferroviário triunfa no clássico e agudiza a crise canarinha

Não está ser um arranque de sonho para o campeão nacional e para Artur Comboio. Depois de ter empatado na casa do lanterna vermelha na ronda anterior, na sexta jornada o Costa do Sol voltou a marcar passos na corrida pelos lugares cimeiros.

No clássico entre os dois emblemas com mais títulos no futebol moçambicano, o Ferroviário de Maputo colocou-se em vantagem logo aos dois minutos. Marcel aproveitou a desatenção da defensiva canarinha para balançar as redes.

Em desvantagem, o campeão nacional viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo. Depois de muitas tentativas, a turma de Artur Comboio chegaria ao empate no segundo dos três minutos compensados pelo árbitro na primeira parte. Stephan com um passe magistral isolou Telinho que no frente a frente com Ernani rematou para o fundo as malhas.

No segundo tempo, a partida foi disputada numa toada de equilíbrio, ou seja, a equipa que atacava era perigosamente correspondida. Quando faltavam sete minutos para os 90, Marcel decidiu tirar o coelho da cartola. O avançado locomotiva tirou um adversário do caminho e fez um remate soberbo que só travado pelas redes da baliza de Victor.

Quem também continua a marcar passos na corrida aos lugares do pódio é a União Desportiva do Songo que nesta jornada não foi além de uma igualdade a uma bola na sua deslocação ao terreno do Textáfrica. Dário ainda adiantou os vice – campeões nacionais no marcador, mas ao apagar das luzes Victor fez o empate para os fabris do planalto.

Ainda na ronda seis, com um golo solitário de Mathaus aos 12 minutos, o Incomáti de Xinavane recebeu e venceu o Ferroviário de Nampula pela margem mínima. Pelo mesmo resultado, o Ferroviário de Nacala, graças ao tento de Ndazione à passagem do minuto 14, bateu a Liga Desportiva de Maputo.

Por sua vez, o Ferroviário de Lichinga, com um hat trick de Dje, conseguiu o resultado mais volumoso da jornada ao superar o Matchedje de Mocuba pelos esclarecedores 4 a 0.

Resultados dos jogos da 5ª jornada

Costa do Sol 1 – 2 Ferroviário de Maputo

Black Bulls 3 – 0 Desportivo de Maputo

Ferroviário de Nacala 1 – 0 Liga Desportiva de Maputo

Textáfrica 1 – 1 UDS

Ferroviário da Beira 3 – 1 AD de Vilankulo

Incomáti de Xinavane 1 – 0 Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Lichinga 4 – 0 Matchedje de Mocuba