Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2019-11-25

Alvinegros certos no Moçambola2020 e Maxaquene com calculadora na mão

A luta pela manutenção contínua ao rubro. Faltando apenas uma jornada para o término Moçambola, sete equipas ainda estão na berlinda. Na 29ª jornada, se por um lado, o Desportivo garantiu a manutenção, por outro complicou as contas do Maxaquene.

Alvinegros certos no Moçambola2020 e Maxaquene com calculadora na mão

A luta pela manutenção contínua ao rubro. Faltando apenas uma jornada para o término Moçambola, sete equipas ainda estão na berlinda. Na 29ª jornada, se por um lado, o Desportivo garantiu a manutenção, por outro complicou as contas do Maxaquene.

O Estádio Nacional foi palco do dérbi entre os eternos rivais e vizinhos. Os tricolores estavam obrigados a vencer e logo que o árbitro apitou pela primeira vez pegaram nas rédeas de jogo, contudo, as duas equipas foram ao intervalo empatadas a zero.

No reatamento, o jogo foi disputado numa toada de equilíbrio e de ataque e resposta, ou seja, a equipa que atacava era perigosamente correspondida. Aos 76 minutos, Victor inaugurou o marcador e deu esperança da manutenção aos Maxacas.

No entanto, volvidos sete minutos, Papi restabeleceu a igualdade e selou a manutenção dos alvinegros na alta-roda do futebol nacional. Quem igualmente ficou muito perto de garantir um lugar no Moçambola2020 é a equipa do Incomáti de Xinavane que nesta ronda recebeu e derrotou o Ferroviário de Nacala. Júnior fez o golo que garantiu mais três pontos para os açucareiros.

Em Vilankulo, o ENH e o Ferroviário de Nampula não foram além de um empate sem abertura de contagem. Com este resultado, os dois conjuntos adiaram a decisão sobre o seu futuro para a última jornada do certame.

Por sua vez, ao receber e derrotar o Clube de Chibuto pela marca de 3 a 1, o Desportivo de Nacala deu um passo galopante rumo à manutenção, enquanto a Liga Desportiva de Maputo, que nesta ronda saiu derrotada (2x1) na visita ao terreno do Ferroviário da Beira, adiou a questão da permanência para a derradeira jornada.

Duo da frente imparável e Ferroviário de Maputo na terceira posição.

O Costa do Sol e a União Desportiva de Songo não desarmam no que a luta pelo primeiro lugar diz respeito. Na ronda 29 os dois conjuntos triunfaram e continuam com a mesma diferença pontual.

Jogando em casa, o líder não teve dificuldades para superar o Têxtil de Púnguè. Eva Nga, na recarga de uma grande penalidade, fez o 1 a 0 e volvidos sete minutos, Johane fez o 2 a 0 com que as duas equipas saíram para o intervalo.

Na segunda parte, os canarinhos continuaram na mó de cima, contudo só conseguiram dilatar a sua vantagem no último quarto de hora da partida. Salomão fez o terceiro aos 82 minutos para oito minutos depois, ou seja, à passagem do minuto 90 Eva Nga bisar e fixar o 4 a 0 final.

No Estádio 27 de Novembro, a União Desportiva de Songo bateu o Textáfrica de Chimoio por duas bolas a zero. Depois de uma primeira parte aquém das expectativas, o conjunto de Nacir Armando resolveu o jogo em oito minutos. Luís Miquissone, de grande penalidade, inaugurou o marcador aos 58 minutos e aos 66 Mário Sinamunda fez o segundo.

Volvidas 29 jornadas, faltando apenas uma para o término do Moçambola, o Costa do Sol com 63, tendo mais dois jogos e seis pontos de vantagem em relação ao segundo classificado, a União Desportiva do Songo, lidera a fina - flor do futebol nacional. Por sua vez, o Ferroviário de Maputo, que nesta ronda bateu o Baia de Pemba pela margem mínima, ocupa a terceira e última posição do pódio com os mesmos 45 pontos do quarto classificado Ferroviário da Beira.

Quadro de resultados da 29ª Jornada

Desportivo de Maputo 1 x 1 Maxaquene

Costa do Sol 4 x 0 Têxtil de Púnguè

Ferroviário da Beira 2 x 1 Liga Desportiva de Maputo

ENH de Vilankulo 0 x 0 Ferroviário de Nampula

União Desportiva do Songo 2 x 0 Textáfrica

Incomáti de Xinavane 1 x 0 Ferroviário de Nacala

Desportivo de Nacala 3 x 1 Clube de Chibuto

Ferroviário de Maputo 1 x 0 Baia de Pemba

Consulte aqui a Tabela Classificativa e os Líderes do campenato. ■