Saltar para o corpo principal da página

Site oficial da liga moçambicana de futebol

2021-01-25

ABB e Ferroviário da Beira colados na liderança

As formações da Associação Black Bulls e do Ferroviário da Beira partilham a liderança do Moçambola. Os dois emblemas somaram o segundo triunfo em igual número do jogos, enquanto o campeão estreou-se a vencer na prova.

ABB e Ferroviário da Beira colados na liderança

Naquele que foi o primeiro jogo disputado no Complexo Desportivo de Tchumene, a Black Bulls deu seguimento a saga vitoriosa nesta sua primeira aparição no convívio dos grandes do futebol nacional ao derrotar, por 2 a 0, o ENH de Vilankulo.

Os Touros entraram lançados ao ataque e viram o guarda – redes Jonas a brilhar entre os postes, atrasando o primeiro golo da tarde que só chegaria aos 42 minutos. Ejaita, na marcação duma grande penalidade, adiantou a formação de Hélder Duarte no marcador.

No reatamento, ou seja, na segunda parte, a Black Bulls voltou a tomar as rédeas do jogo e à passagem do minuto 58, Ejaita bisou e fixou o resultado final em 2 a 0 a favor da formação da casa.

O Ferroviário de Beira, por sua vez, foi ao terreno do seu homônimo, oFerroviário de Lichinga, somar o segundo triunfo na prova, numa partida que iniciou com 20 minutos de atraso devido à chuva torrencial que se fez sentir em Lichinga.

Os locomotivas de Chiveve puseram-se em vantagem aos 40 minutos graças ao golo de Comissário. Na segunda metade, o Ferroviário de Lichinga lançou-se ao ataque a busca do golo da igualdade, mas contra a corrente do jogo, a turma de Akil Marcelino dilatou a vantagem por intermédio de David aos 85 minutos. Volvidos três minutos depois do golo do Ferroviário da Beira, Zacarias reduziu para 2 a 1 para a equipa de Antoninho Muchanga, um golo que, diga-se, não impediu o conjunto beirense de conquistar os três pontos.

Costa Sol, UDS e Ferroviário de Maputo conquistam o primeiro triunfo

Depois derrota na ronda inicial, o campeão nacional conseguiu conquistar os primeiros pontos na prova máxima do futebol nacional. O Costa do Sol saiu para intervalo em desvantagem. Aos 18 minutos, Parkim foi derrubado por Nenê na grande área. Belson foi chamado a cobrar a grande penalidade e fez o 1 a 0 para Incomati de Xinavane. Na segunda parte a chuva que caia torrencialmente na capital do país forçou a interrupção da partida, visto que o arbitro entendeu não existiam condições para o seguimento da mesma. A chuva deu tréguas depois de 10 minutos e a partida foi reatada. A chuva deu um novo alento aos canarinhos que chegaram ao golo do empate aos 60 minutos. No seguimento da cobrança de um pontapé de canto, o Abel cabeceou sem oposição para o fundo das redes de Joaquim. Aos 75 minutos, já com a iluminação artificial, a equipa de Horácio Gonçalves passou para a liderança do marcador. Abel assistiu Mário que, com apenas Joaquim pela frente, fez o 2 a 1 final.

Pelo mesmo resultado, a União Desportiva do Songo recebeu e derrotou a Liga Desportiva de Maputo. Aos 26 minutos, Lau King colocou o vice – campeão nacional em vantagem para seis minutos mais tarde John Banda fazer o 2 a 0. Turras ainda reduziu de grande penalidade a seis minutos do intervalo, mas não conseguiu evitar a segunda derrota da equipa de Aly Hassan na prova.

No clássico que abriu a disputada da segunda jornada, o Ferroviário de Maputo bateu o Desportivo de Maputo pela marca de 3 a 0. Mutong fez o primeiro no penúltimo minuto da primeira parte. Lewis Macha fez o 2 a 0 à passagem do minuto 64 e Kito fez o terceiro aos 67.

Em Nacala, o Ferroviário de Nacala, graças a um tento de Mayunda aos nove minutos, recebeu e derrotou o Matchedje de Mocuba por 1 a 0, somando assim o primeira vitória na prova. Quem também venceu pela margem mínima e conseguiu o primeiro triunfo no Moçambola-2021 é a formação do Ferroviário de Nampula.que venceu, fora de portas, o Textafrica.

Resultados da 2ª jornada

- Desportivo de Maputo 0 x 3 Ferroviário de Maputo

- Black Bulls 2 x 0 ENH de Vilankulo

- Textáfrica de Chimoio 0 x 1 Ferroviário de Nampula

- União Desportiva do Songo 2 x 1 Liga Desportiva de Maputo

- Ferroviário de Nacala 1 x 0 Matchedje de Mocuba

- Costa do Sol 2 x 1 Incomáti de Xinavane

- Ferroviário de Lichinga 1 x 2 Ferroviário da Beira

Para mais detalhes sobre a jornada consulte o Calendário, a Tabela Classificativa e os Tabela Classificativa.