O ENH de Vilankulo sacudiu – por enquanto, diga-se – a água do capote e já respira de alivio na classificação. Atingiu tal objectivo com classe e nota artística, naquele que era considerado o jogo de aflitos, domingo, 7 de Outubro, no Alto Makassa.
Os treinados por Alcides Chambal derrotaram em casa a UP de Manica por 4 a 0, com um golo de Obed e um hatrick de Rachide, um resultado que coloca o representante da província de Inhambane na 10ª posição da tabela classificativa”, com 34 pontos – a 4 da linha da despromoção.
Já a derrotada UP de Manica complicou as contas da permanência, mantendo-se na penúltima posição com 27 pontos.
No outro encontro de aflitos, igualmente para a jornada 27, o 1º de Maio de Quelimane levou a melhor frente ao Desportivo de Nacala, vencendo por 1 a 0 com tento solitário de Agenor, apontado no sexto minuto da segunda parte.
O 1º de Maio de Quelimane e o Desportivo de Nacala assumem agora o comando da zona da despromoção, ambas com 30 pontos.
Uma posição acima destas duas colectividades estão o Incomáti de Xinavane e o Ferroviário de Nacala, com 31 pontos, mercê dos empates que alcançaram este fim-de-semana.
Na abertura da jornada, no sábado, 6 de Outubro, os açucareiros empataram a uma bola contra o Maxaquene, tendo sido os primeiros a chegar ao golo, madrugador em toda a regra, por Mastyle. Todavia deixaram-se empatar aos 24, quando Vitor tratou de colocar o resultado no seu ponto justo.